Durante semana, no mês de janeiro, eu estive no Brasil, no Rio de Janeiro para uma hackatona de design, com os designers de Endless e do projeto GNOME.
Que é o produto de Endless?
O maior produto de Endless é um sistema operativo para mini computadores que eles fazem, o Endless Mini e o Endless (Maxi?). O sistema operativo usa Linux e uma versão de GNOME com algumas changes (mudanças). O uso principal desses computadores é de ter muitas informações sem acesso à Internet. Por exemplo, tem muitos aplicativos sobre viagens, animais e etc que são diretamente dentro do computador, usando Wikipedia como fonte, e uma outra aplicação de receitas, com uma outra terceira fonte.
A hackatona em si
Os dois primeiros dias foram para viajar e visitar os usuários “beta” do Endless computadores, um dia na Rocinha, uma favela do Rio. E um outro dia em Magé, uma cidade rural do estado do Rio.
Os três últimos dias foram para discussões no escritório de Endless.
Observações
É uma coisa para fazer testes de usabilidade nos EUA e na Europa, e uma outra coisa de fazer isso num país sem habitude de usar “computadores pessoais” com Windows o MacOS X, mas muita mais habitude com celulares.
Por exemplo:
- Se se tem um mouse, vão dar dublo clique. Não é um problema com teclados sensíveis.
- Dividir a tela para ter um aplicativo ao lado de uma outra é difícil também.
- Se não se tem um acesso à Internet, não vão tentar instalar o acessar outros aplicativos que estão já no computador.
- Não estão acostumados a fechar aplicativos que não usam mais. Um sistema operativo de celular vai fechar os aplicativos antigos de maneira transparente.
Conclusões
Muitas coisas que o Endless ou GNOME podem mudar ou melhorar.
- GNOME tem alguns vídeos para explicar o “overview”. Um jogo ou tutorial podem ser melhor para explicar e ter certeza de que os usuários entendem.
- GNOME precisa melhorar a integração de modems celulares. ModemManager tem as funções que GNOME não usa.
- “Web” precisa de integração com detecção de malware, que ele não tem agora, mas foi uma ideia para o Summer Of Code dos anos precedentes.
- GNOME pode melhorar a primeira tela de todos os aplicativos e do sistema também, especialmente se o usuário não tem Internet para baixar conteúdo.
Muito obrigado a fundação GNOME pelas minhas passagens. Obrigado ao Endless e o Allan Day pela a organizacão. Obrigado ao meu empregador Red Hat pela oportunidade. E, enfim, obrigado à Caro pela correcção!